Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Nem sempre aquilo que você vê é o que transparece...

Qual é a verdadeira imagem que queremos passar para a sociedade, para aqueles que nos desconhecem, para os "ignorantes"?
Passar a imagem de que somos rebeldes, drogados, insanos, entre demais? ou de que cultivamos uma cultura, diversão, paz, liberdade,união,respeito, entre outros?

É normal quando uma pessoa desconhece sobre um determinado assunto critica-lo, nós fazemos muito isso no nosso cotidiano, se tornou um hábito, sendo normal rejeitarmos algo que não conhecemos ou até mesmo que não nos agrade. E esse é um dos motivo para tentarmos mostrar a sociedade que nossa cultura não é o que eles pensam, que não é uma simples festa para jovens beberem até passarem mal, para se drogarem, e outras coisas más que pensam a respeito das raves e da cultura e-music.

Infelizmente a visão que a mídia vem passando para a sociedade sobre as raves não é nada boa, com reportagens que só querem mostrar o lado sensacionalista, um assunto quer irei discutir outro dia em outro post.

A rede RECORD de televisão ou fez uma reportagem na rave Playground que teve em GO esse ano, e como sempre mostrando apenas o lado "sombrio" que infelizmente há nas raves.



Diante desta reportagem podemos perceber o que eles realmente querem passar para a sociedade sobre as raves, é uma imagem de uma festa insana que só rola drogas e baderna, mas não podendo só culpar a mídia negativa que é feita, lembrando também de que se é essa a visão que eles tem da cultura e-music é porque nós mesmo deixamos que isso acontecesse, infelizmente as raves de hoje estão sendo invadidas por uma massa de pessoas sem filosofia alguma e sem saber o que é realmente a cultura e-music, e a sua essência, indo apenas por modismo, por até muitos deles acharem que as raves são centros de encontros para uso de drogas, fazendo com que nós verdadeiros amantes da e-music sejamos prejudicados com atitudes infames.

A reportagem deve ter deixado muitos pais de cabelo em pé e muitos jovens inocentes de qualquer tipo de acusação sendo assim proibidos de ir a raves. Mas porque essa mesma mídia não explora o contra-ponto de tudo isso? Talvez porque não daria IBOPE mostrar o lado bom das festas raves?

Em nenhum momento foi mencionado que nas raves a ocorrência de brigas é minúscula e muitas vezes nula, ou então onde até a mais reprimida das pessoas consegue se soltar e fazer amigos, onde as boas e grandes organizações conseguem trazer artistas de excelente qualidade, onde há o contato com a natureza, onde há festas que conseguem mobilizar pessoas do Brasil inteiro, onde há pessoas que vão para interagir-se com o som ou encontrar amigos, onde há o que é mais importante o RESPEITO entre pessoas de diferente etnias, classes sociais, generos e etc, onde há uma única linguagem, um único idioma que é nada menos que a MÚSICA ELETRONICA.

Poderia dizer que não há drogas em raves, mas assim estaria sendo falsa comigo mesma, pois há sim uso de drogas, mas assim como há nas raves também tem em qualquer pagode, funk, shows de rock, em qualquer colégio, em qualquer esquina, ou seja em qualquer lugar.

Não são as raves que tem mais o uso ou menos, acredito que o uso de drogas tem igualmente em qualquer lugar, em qualquer festa, e é claro que não é com a proibição delas que as drogas irão acabar, infelizmente sempre terá o uso delas em qualquer lugar que seja.


Nós que realmente acreditamos na cultura e-music devemos nos policiar a respeito disso, porque por causa de "1/3" de pessoas que vão em raves sem filosofia alguma sobre o que realmente é rave, acaba estragando tudo e passando essa visão negativa que vemos muito nas reportagens.

Deixo uma pergunta para refletir e quem quiser responde-la fique a vontade.

Qual a imagem que realmente queremos passar?

Se queremos mudar, essa imagem negativa, então temos que começar por nós mesmos.

Unidos Pela E-music!

Namastê!

Sites de Apoio:
http://www.plurall.com/forum/musica-artistas/music/2084-repercursao-das-raves-na-midia/

Um comentário:

  1. A verdade e unica, em aparentemente impossivel encontrarmos uma sociedade perfeita dentro das raves, já que as "Festas Raves" estao bem conhecidas no brasil, e as "PVTs" parecem ter cada vez mais pessoas que nao compartilham as filosofias que um dia sonhamos em ver todos se converterem em adptos, infelismente jah estive do lado ruim das raves mas hj vejo entendo e pratico as filosofias que ali dentro aprendi...

    portanto devemos ter paciencia de receber esses que podem ser bons ravers em algum tempo em nossas festas agora... e ter paciencia com o sensacionalismo do Brasil que realmente eh o "X" da questao...

    Cairú França

    ResponderExcluir